top of page

V Jornadas Internacionais de Idade Média, Castelo de Vide, 8-10 outubro 2020

Atualizado: 15 de set. de 2020

Vários membros da equipa MedCrafts vão marcar presença nas V Jornadas Internacionais de Idade Média, que se realizarão em Castelo de Vide, entre os dias 8 a 10 de outubro de 2020.



O tema deste ano é "Governar a cidade na Europa Medieval" e será, por isso, um palco privilegiado para debater as relações entre os mesteirais e os poderes urbanos.


Dois membros do projeto MedCrafts integram a comissão organizadora: Amélia Aguiar Andradre e Gonçalo Melo da Silva, ambos integrados no Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL), que é uma das instituições que organiza o evento, em conjunto com a Câmara Municipal de Castelo de Vide.


Aqui fica a lista completa das comunicações dos membros do projeto MedCrafts. Para consultar o programa completo do encontro, sugerimos que visitem o website do evento aqui.


8 de outubro


10h15 (Conferência inaugural) Maria Helena da Cruz Coelho (U. Coimbra, CHSC), Práticas e memória da governança – escrever, comunicar, arquivar.


11h30 (Sessão paralela 2) A oficina e a Câmara: a relação entre os mesteirais e a vereação do Porto no século XV , Paulo Morgado e Cunha (CITCEM-FLUP); Marco Alexandre Ribeiro (CITCEM-FLUP)

11h50 (Sessão paralela 2) Os ofícios mecânicos e o governo da cidade: a regulamentação dos mesteres nas cidades tardo-medievais portuguesas, Arnaldo Sousa Melo (Lab2Pt – ICS/U. do Minho)

11h50 (Sessão paralela 1) Novas elites em terras novas: o governo das cidades no Alentejo central em meados de Duzentos, Hermenegildo Fernandes (U. Lisboa CH-UL)

12:10 (Sessão paralela 2) O governo e o controlo dos mesteirais de Coimbra no século XIV. (Um estudo a partir da fiscalidade eclesiástica), Maria Amélia Álvaro de Campos (U. de Coimbra, CHSC)


16h00 (Sessão paralela 6) Prestação de contas e corrupção: um binómio no governo da cidade medieval?, Hermínia Vilar (U. de Évora, CIDEHUS)

16h20 (Sessão paralela 6) Para seruiço de Deus e nosso E bem da Repubrica desta çidade”. Convivências políticas e relações de poder em Braga nos finais da Idade Média, Raquel de Oliveira Martins (Lab2PT/U. do Minho e LaMOP/U. Paris 1 Panthéon-Sorbonne)


9 de outubro


10h00 (Sessão paralela 7) Por bom regimento e governança da terra»: a intervenção do concelho de Setúbal no final da Idade Média, Ana Cláudia Silveira (IEM, NOVA - FCSH)

11h40 (Sessão paralela 10) D’as coisas da honra da cidade: elementos para o estudo da produção documental na Câmara de Coimbra nos inícios do século XVI, Rodolfo Petronilho Feio (CHSC – FLUC)

12h00 (Sessão paralela 10) O ofício de alfaiate em Portugal nos séculos XIV e XV: atores e discursos na normativa municipal, Joana Sequeira (CITCEM-FLUP)


14h00 (Sessão paralela 11) Discursos sobre a governação urbana nos mais antigos livros de vereações de Braga (1509-1519), Joana Lencart (CITCEM-FLUP)

14h20 (Sessão paralela 12) Amuralhamento das cidades medievais portuguesas no tempo de D. Fernando I (1367-1383), Maria do Carmo Ribeiro (Lab2Pt – ICS/U. do Minho)

159 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page